CONSULTÓRIO

BATEL  - Instituto da Circulação: 41 3244-5000

 

Acesso Vascular para Hemodiálise

A hemodiálise é realizada por pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica. Para que a mesma seja  satisfatória  é necessário que um fluxo de 300-450ml de sangue por minuto passe pelo filtro. Existem cateteres específicos que são colocados pelo cirurgião vascular por meio de punção ou dissecção  para atingir este fluxo. 

A primeira escolha para inserção de cateteres de hemodiálise é a veia jugular. Este procedimento pode ser realizado em caráter de emergência ou eletivo e é feito com anestesia local.
Em pacientes com insuficiência renal crônica muitas vezes é necessária a realização de uma fístula arteriovenosa. É uma cirurgia de pequeno porte onde o cirurgião vascular realiza uma comunicação entre uma veia e uma artéria para aumentar o fluxo venoso. O local de escolha para realizar a fístula é o punho. Após a realizacao do procedimento é necessário esperar em média quatro semanas para que a fístula possa ser utilizada para hemodiálise. Este tempo é necessário para que as veias “engrossem”. Neste período o paciente realiza a hemodiálise através do cateter.

Acesso Vascular para Hemodiálise em Curitiba

Veja a seguir as opções para realizar um procedimento de acesso vascular para hemodiálise em Curitiba:

Instituto da Circulação - Batel -Centro Médico Plinio de Mattos Pessoa
 Av. Sete da Setembro, 5348 – Cj 905
(a uma quadra da Praça do Japão)
Batel – Curitiba – PR, 80035-000

Telefone:
41 3244-5000

Horário de atendimento:

3a, das 14 as 19 h
4a, das 14 as 19 h